Translate

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Cocô amplia imunidade a crises econômicas

Foto: site Curta Mais - link abaixo.

Brasil ganha primeiro ônibus sustentável movido a cocô



Sempre pensei no tamanho da frota de ônibus da megalópole do Rio de Janeiro. Tão enorme quanto as cifras e pessoas envolvidas é a histórica demanda por mais qualidade e oferta.


Com todos esses recursos, as empresas e o poder público daqui têm a capacidade de investir em pesquisas tecnológicas, como esta a cima na matéria do site Curta Mais sobre combustíveis alternativos.

Óleo de cozinha usado? Esgoto do nosso saneamento precário? Dejetos de animais da agropecuária? Gás a partir do lixo orgânico/úmido, evitando chorume? 

E outras:
- Buscando reciclagem e sustentabilidade nas peças novas e velhas (quanto plástico por aqui, guimbas de cigarro...);

- Na ergonomia para usuários, motoristas, cobradores e fiscais (a altura dos degraus são insalubres, insanos para idosos e crianças);

- Em sistemas de geração e regeneração de energia (placas solares, cataventos, calor dos freios...);

- Tomadas para os passageiros;

- Redução do ruído.


Por aqui, os "ônibus" são caminhões com uma carcaça de bancos em cima. Ensurdecedor dentro e fora do veículo. Motoristas perdem audição com os anos de trabalho, e mal ouvimos o nosso celular tocando no volume máximo.


Nas acelerações, frenagens e curvas, parece que estamos num brinquedo de parque de diversão repleto de "emoção" pelas grandes oscilações: "segurem-se quem puder". Deve-se à altura e mecânica dos "ônibus". Como são, na verdade, caminhões, sua estrutura não contempla conforto e equilíbrio. Foram produzidos para levar carga. Acidentes e ferimentos ocorrem. (Ressalva aqui aos muitos "pilotos" - como chamamos carinhosamente aqui na cidade - que conduzem a lotação com gentileza aos passageiros e competência segura à urbe!).



Eis que adentramos a Era da Luz, onde tudo que estava na obscuridade começa vir à tona.


Políticos, secretários e empresários dos ônibus da cidade do Rio sendo presos, foragidos...


Décadas e mais décadas com a "mina de ouro" nas mãos. Gerariam um capital muito maior fomentando a ciência, as universidades, educação, tecnologia, diversificando e ampliando setores da economia fluminense e até nacional.


Elevariam a qualidade de vida geral, propiciando mais riqueza, reduzindo desigualdade social, criando patentes de inovações nacionais - que estão entre os bens mais rentáveis do mundo. Poderiam até mesmo gozar do apreço e admiração dos cidadãos, ampliando o nível de felicidade de seus familiares exponencialmente.


A Coppe-UFRJ exemplar em seu esforço, por vezes com recursos escassos - verdadeiros militantes sobreviventes da ciência nacional, repleta de talentos e expertise para cooperar. Admiráveis também os docentes da UERJ, UFRRJ, UFF, UENF, UNIRIO e escolas técnicas e demais públicas, sofrendo afronta de governos que querem estigmatiza-los como criminosos, ou extingui-los sem repassar as quantias garantidas em lei. Todas receberiam dividendos dos avanços, suporte para melhorar suas instalações, condições de trabalho, salários, incentivo à pesquisa, mais bolsas CNPq...

IME, ITA, Petrobras, Eletrobras, Cedae, Light, CEG, INMETRO, Embrapa entre outras poderiam contribuir e serem beneficiados.

Imaginemos a Petrobras entrando na vanguarda da energia renovável limpa, neste cenário do Brasil com o Pré-Sal? Nossas reservas subiriam enormemente, a perder de vista, pois não careceria explora-las de imediato. Que o diga os Estadozunidosdamé-Rica, por exemplo.

Eles fazem de tudo para abrir e explorar as reservas petrolíferas dos outros países. "Livre Mercado", para os outros. E manterem as deles intocadas. Pura questão estratégica: garantir energia, dividendos, finanças e autonomia militar.

Os patrões do capital mundial jogam as Bolsas pra cima e pra baixo. Os jornais veiculam essas variações para alarmar ou apaziguar a população, como sendo indicativo de bem-estar econômico-social do país. Contudo, no Brasil há rentabilidade demais para especulações financeiras de alto aporte, e nenhum imposto ao saque desses lucros exorbitantes. De onde vem tanto lucro? 

Da Dívida Pública Nacional, onde DEMOS  40,66% do ORÇAMENTO FEDERAL EM JUROS E AMORTIZAÇÕES DA DÍVIDA em 2018







Vide: Maria Lúcia Fattorelli - Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida -em entrevista à Revista Forum.


(...) “O que tem gerado dívida pública não tem nada a ver com Previdência, ou outros investimentos sociais, mas sim, com o custo da política monetária do Banco Central”

“O que está por trás dessa contrarreforma da Previdência é o interesse do insaciável mercado financeiro, que não se contenta em receber os juros mais elevados do planeta; em ter a sua sobra de caixa remunerada diariamente (por meio do uso ilegal das Operações Compromissadas), e acumular lucros cada vez mais elevados, superando cada vez mais os lucros obtidos pelo setor em qualquer outro local do mundo” (...)



Sabe em que essa simples atitude local, de vontade política e empresarial para crescerem juntos, construindo um transporte sadio, poderá resultar?



IMUNIDADE A CRISES ECONÔMICAS !!!


- Elevação do valor agregado ao mercado interno com a qualificação de profissionais, empresas públicas e privadas; 
- Nossas patentes lucrando divisas do exterior; 
- E, assim, deixando de evazarmos enormes montantes para importação de tecnologias estrangeiras;
- Alternativa barata em relação ao Diesel, que oscila inacreditavelmente onerando todo o país pelo modelo excessivamente rodoviário de cargas;
- Reduzir dependência e custo do combustível fóssil, cotado em dólar;
- Ampliação massiva do saneamento de esgoto;
- Melhores saúde e educação da população;
- Menos doenças, mais felicidade;
- Mais emprego;
- Mais dinheiro na mão da população, maior consumo, mais atividade econômica;
- Mais moeda circulando, menos dinheiro parado nos Bancos.
- Menos gastos públicos, mais investimentos públicos.
- Economia formal aquecendo e equilibrando as contas da Seguridade Social, na qual a Previdência está contida - e não flutuando num "vazio", como querem atestar.
- Aumento da arrecadação de impostos pelo simples fato da economia estar fortalecida. Temos impostos indexados em praticamente tudo - menos nos lucros e dividendos do mercado financeiro. 



Uma sociedade muito mais igualitária economicamente, com incontáveis mais oportunidades e diversidade de caminhos possíveis aos jovens.


Maior renda, mais merenda, menos miséria, menos violência.
Mais escolas, mais livros, menos armas, menos tiros.

Uma cidade do Rio mais linda, limpa e pacífica.

E, com ela, nesta sintropia e com o knowhow já criado, tem potencial para erguer todo o Brasil em rede entrelaçada sustentável complementar. 

Cooperativas. Gás barato em todo lugar para cozinhar, gerar energia, mover. Indústrias reduzindo seu custo de produção e suas emissões poluentes. 

Aqui, divulgação científica de Energia Elétrica, Biodiesel e Biogás a partir do esgoto e resíduos orgânicos, no Blog 2 Engenheiros. 




UM PROJETO DE VIDA COMUNITÁRIA A PARTIR DE TRANSPORTE COLETIVO JUSTO, SUSTENTÁVEL E HUMANO.



Perdemos décadas, e vidas. Entretanto, há tempo. Basta querermos.




Sr. Prefeito CRIVELLA, Sr. Governador WITZEL, Sr. Presidente BOLSONARO, o que nos dizem?




Aliando criatividade, cooperação e ciência, vamos longe.


Este é um blogue para mais sinergia no mundo. Diálogos são bem vindos. Muito obrigado!




Antonio Universenergy




Agradeço imensamente a todas as pessoas e entes públicos que zelam pela vida humana em sinergia!





#cocô #sustentabilidade #renovável #coppeufrj #cedae #petrobras #eletrobras #light #ceg #ita #ime #cnpq #uff #uerj #ufrrj #uenf #unirio #embrapa  #inmetro  #transporte #economia #criativa #rio #brasil #ciência #ônibus #saúde #Crivella #educação #Witzel #inovação #Bolsonaro #justo #humano #MariaLuciaFattorelli #revistaforum #auditoriacidadãdadívida #combustível #curtamais #blog2engenheiros #biogas #biodiesel #energiaeletrica #Meishu-Sama #EradaLuz #SeguridadeSocial
#Previdência #bancos #dinheiro #escolas #livros #vida #sintropia #sinergia #diesel #emprego #felicidade #auditoria #juros #amortização #esgoto #saneamento #moeda #gasto #investimento #público #comunidade #cooperativa #renda #merenda #indústria #produção #complementar #bancocentral #tecnologia #patentes #bolsas #pré-sal



Nenhum comentário:

Postar um comentário