Translate

domingo, 7 de agosto de 2016

CULTURA OLÍMPICA - PATRIMÔNIO IMATERIAL


Fiquei positivamente surpreso e muito feliz com a cerimônia de abertura olímpica!

O interino presidente do Brasil Temer e sua tropa antiquada quiseram acabar com o Ministério da Cultura. Eis que surge a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, da comunhão universal, e prova que a Cultura renova, revive, salva, enobrece, alegra e impulsiona uma cidade, uma nação e toda a Humanidade.

Vaias para o egoísmo. Celebração do sentimento de beneficiar o mundo inteiro, tal como Santos Dumont em seu avião Demoiselle (1907), projeto distribuído gratuitamente que propiciou o primeiro aeroplano produzido em escala no planeta.

Os irmãos Wright (or wrong?), com seu ímpeto capitalista fecharam seus estudos e ensaios buscando patente e lucro sobre tudo referente ao voo. Resultado: atrasaram seu próprio país no desenvolvimento da tecnologia de aviação, e perderam a ebulição magnífica do mundo se reunindo compartilhando conhecimento e evoluindo juntos.

Santos Dumont tirou a própria vida ao ver sua invenção (ou relevante contribuição) tornando-se instrumento de guerra eficaz para ceifar milhares de vidas. Os irmãos Wright ficaram aborrecidos por não lucrar. Todavia, o próprio Santos Dumont reconheceu a contribuição dos estado-unidenses norte-americanos.

A Apple produz estupendos aparelhos úteis à vida contemporânea. Entretanto, cercam todos os seus mecanismos, criam um mundo à parte onde nem os encaixes são universais. Nem mesmo oferecem serviço de Rádio AM e FM em seus aparelhos, algo que tem o potencial de salvar vidas numa emergência sem conexão com a Internet. O egoísmo capitalista dos irmãos Wright parece perseverar nos EUA até hoje, e suas guerras visando petróleo e minérios soam o mesmo caminho. O Brasil?

Bem, o Brasil tem a cultura mais miscigenada, é a própria Humanidade resumida em um único povo e território. E, por isso mesmo, é a mais bela expressão artística existente da Arte de Viver.

A Cerimônia de Abertura Olímpica mostrou o poder da alma do artista em sinceridade expressiva, coração pulsante em busca de alegria. O resultado é um universo de novidade fazendo do passado o mais belo presente na Terra. Somos ricos, sempre fomos. Agora, mais do que nunca, podemos isto ver e reconhecer. O poder da Cultura se mantém num espectro invisível, patrimônio imaterial relegado dos parâmetros frios da Economia, do PIB, do Estado, do lucro a qualquer preço, da estética materialista. Entretanto, quando emerge e nos toca, gera a sinergia mais linda.

O maior espetáculo da Terra é você feliz!

Viva a alma que ainda se deixa brincar - e alegrar - com Arte, Dança, Música, Filme, Animação, Coreografia, Simpatia, Bondade, Cortesia, Altruísmo, Escultura, Física, Geometria, Natureza, Biologia, Pintura, Literatura, Poesia, Teatro...

Viva o Divino Drama do Espírito Olímpico, a verdadeira união universal que reúne os povos, em semelhanças exaltando as diferenças, em sintropia de esperança, resistência, evolução e excelência humanitárias!

Muitíssimo obrigado a todos os povos do planeta Terra, é uma honra recebe-los e fazer parte de vocês!!!!


Antonio Universenergy

Foto: Ivo Lima/ ME - fotospublicas.com
A alegria extasiante do jovem Jorge Alberto de Oliveira Gomes, de 14 anos e cria da Mangueira, foi contagiante! Esperança de Novos Tempos para a sociedade e para esse local onde houve chacina de meninos sem teto. 


Agradeço imensamente ao Comitê Olímpico Internacional por manter esta chama viva em synergia!


#Rio2016 #Olympics #Cultura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário