Translate

terça-feira, 8 de agosto de 2017

O "mundo real" tem o poder de transformar o "mundo oficial"



Fui no Clube dos Macacos, no Rio, jogar uma pelada.
No horário anterior ao nosso, uma escolinha de futebol do Barcelona. DO BARCELONA??????

Todas as crianças com uniforme do time catalão. Letreiros com a propaganda do clube. E os pais pagando uma grana para treinar e vestir seus filhos com as cores do time estrangeiro. Que bizarro!

Nosso país é referência mundial no futebol. Jogo da seleção brasileira é evento universal. É um momento em que a humanidade se reúne e celebra. Vá num local, pobre ou não, de qualquer país: se houver televisão, Brasil na Copa do Mundo é torcida e diversão. Ao menos para isso, a comunidade local se reúne - e a união é fundamental para a vida!

Para ver Pelé com a seleção in loco, uma guerra foi cessada. Em outro jogo, nas arábias, o Rei foi expulso. O Sheik entrou em campo, expulsou o árbitro e trouxe Pelé novamente.

Cinco títulos mundiais, mais uma Copa na memória da arte "futebolêra" (82). Inúmeros craques pela história inovando o trato com a bola, e uma infinitude de jogadores surgindo aqui a cada ano, trabalhando em todos os continentes. Brasileiros de diversas cores, etnias e classes socioeconômicas. Miscigenação, integração de culturas, globalização, ampliação da tolerância, da empatia e da paz.

O país do futebol. Clubes tradicionais em diversos estados da república. Centenários. Belíssimas trajetórias nascidas num coletivo local, comunitário, alcançando sucesso internacional. Por vezes, marcando a história da nação em gestos de inclusão, respeito e democracia.

O maior celeiro do desporto mais famoso da Terra. Dedicação, perseverança, fé e paciência transformam a vida de milhares de famílias no nosso abismo desigual e desumano.

Seja numa pelada na rua ou nos campos profissionais, o morro e o asfalto, o litoral e interior, o norte e o sul, o rico e o pobre, a coxinha e a mortadela se encontram. A violência está amplificada na sociedade e se reflete em campo. Mas se aferirmos a quantidade de partidas, oficiais e informais, e o número de pessoas envolvidas, a paz predomina. Por isso, o futebol é ponto de convergência, integração e tolerância nacional também.

O que me dói na escolinha do Barcelona no Brasil é a continuação de uma velha forma de pensar e sentir: o colonizado que se sente colonizador.

Muitos brasileiros ignoram ou subjugam nossa própria cultura. Quando pensam em qualidade e sucesso, seus ideais são estrangeiros, geralmente Europa e Eua. Talvez não tenham percebido que lá nos países que idolatram são vistos como apenas "latinos", passíveis de estereótipo e preconceito nocivos. Talvez não tenham percebido que parte do sucesso gringo é inspirado na nossa natureza, saber, expressão, criação. Talvez não tenham percebido que nosso povo é a confluência de todos os povos marcada no próprio sangue.

Mesmo assim, percebem-se como cidadãos estrangeiros não pertencentes ao seu próprio país. Importam cultura em símbolos e bens materiais. Relegam o solo que nos acolhe, o mais rico do planeta, que sustenta em grande parte, inclusive, todo o "luxo e excelência" materialista e egoísta formatados fora daqui.

O lastro de fundação do sistema financeiro e industrial majoritário, opressor internacional, tem o ouro do Brasil, o sangue derramado de africanos e nativos das américas, roubados e escravizados. No entanto, continua sendo a referência para os que exportam a felicidade para fora de si.

"O meu lugar, é sorriso, é paz e prazer. O seu nome é doce dizer: MADUREEEEEIIIRAAAAAAAAA"

Hoje, com intuito de reconhecer e valorizar o que brota em nossa terra, PARABENIZO o MADUREIRA ESPORTE CLUBE pelos 103 ANOS DE VIDA!!!



Madureira é berço do samba, tem seus mitos e seres de luz, é pujança comercial, tino empreendedor, criatividade colorida e alegre, trabalho e suor por um mundo melhor.

"O melhor lugar do mundo é a nossa casa.
Dorme e sonha com um mundo melhor. Acorda com a realidade, para ir lutar tudo de novo."

O Barcelona tem méritos ao ser ícone do pé-bola. As famílias cujos filhos participam de suas escolinhas não são necessariamente alienados. O sistema financeiro e industrial internacional pode promover um bem universal.

O intuito é despertar para a beleza que existe dentro de nós, e que nasce em cada localidade quando as pessoas se reúnem com propósito altruísta e espiritualista. Se a Educação tem viés de lucro e concentração de riqueza, a arte popular e o esporte cantam estórias que ensinam a vida.

Empoderamento é reconhecer o valor da cultura local, sua característica, saberes, originalidade, capacidade de elevar os sentimentos humanos. Participar e criar em conjunto.

É tempo de liberar as amarras, deixar a imaginação fluir, olhar pro próprio coração, perceber se há vazio, entender o que nos faz feliz. O que surge com alegria da essência da alma beneficia a todos. Aí está o seu valor.

A união em sinergia propicia espaços de afloramento individual e evolução coletiva. Vivifica o ambiente, ilumina a sociedade. Amplifica a paz, a saúde e a prosperidade. Cultivar o solo com os vizinhos, aproximar da Natureza humana e divina.

Pontos de Agro-arte-ecologia. Escolinhas dos clubes nacionais, de golzinho, de várzea, de samba, culinária, de chorinho, de repente, de poesia, de reciclagem, sustentabilidade, paisagismo, de expressões locais. Valorizar os produtores da proximidade. Bibliotecas, praças, teatros, circos, parques.

O "país real" tem o poder de reconstruir o "país oficial". O "mundo real" tem o poder de transformar o "mundo oficial". E já estamos! Muito obrigado!

Antonio Universenergy






-> Arlindo Cruz - Meu Lugar
https://www.youtube.com/watch?v=vNK58tL6J70


-> "País oficial e país real" - Machado de Assis, 29 de dezembro de 1861
http://www.revistaprosaversoearte.com/o-pais-real-esse-e-b…/


-> História do nosso Tricolor Suburbano na Linha do Tempo 360º:
https://www.facebook.com/madureiraecoficial/photos/a.442660832576074.1073741828.440927582749399/888321888009964/?type=3&theater


-> A fusão dos escudos dos clubes formando o atual Madureira E.C.:
https://www.facebook.com/hashtag/madureira103anos?source=feed_text&story_id=1330402997058884


-> Madureira Esporte Clube
http://madureiraec.com.br/



Agradeço a todos pela synergia vivificando cada rincão do planeta!




#madureira #Madureira103Anos #sinergia #empoderamento #meulugar #barcelona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário